Foto: Chiarini Jr

Um fenômeno raro de acontecer e mais ainda de ser percebido, foi registrado nesta terça-feira (24) em Pouso Alegre. Um arco-íris duplo foi registrado pelo fotógrafo Chiarini Junior no bairro Pouso dos Campos.

O fenômeno é raro. Em 2015 o fenômeno foi registrado em Niterói (RJ), e o físico Rodrigo da Silva, que foi professor da Uerj, explicou para o jornal O Globo que o fenômeno precisa de condições atmosféricas especiais para acontecer:

— O arco-íris precisa de luz e gotículas de água espalhadas pela atmosfera, e por isso, é comum após chuvas. Essas gotículas têm uma forma esférica, e refrata a luz como se fosse um prisma. Esse é o arco-íris que estamos habituados. Para o segundo aparecer, a luz precisa encontrar uma gota maior. Assim, ela vai ser refratada duas vezes — explica o físico. — O segundo arco-íris acaba tendo as cores invertidas e aparência mais fraca, porque é resultado dessa segunda refração. É um fenômeno raro. E, às vezes, acontece mas ninguém percebe, de tão fraco que é.