Foto: Deivin Robert

Se você já viu ou ouviu falar que no parque ecológico Municipal de Pouso Alegre tem um jacaré, saiba que na verdade tem dois.

Segundo a bióloga e educadora ambiental Ana Carla Arantes, o segundo jacaré está no local já há bastante tempo.

O primeiro é mais tranquilo, e costuma com mais frequência sair do lago para tomar sol, e acaba visto pelos visitantes. Já o segundo, segundo Ana Carla, é mais arisco, e fica mais escondido. O sexo deles ainda é desconhecido, devido a dificuldade para realizar exames de sexagem nesses animais.

Foto: Roberto Hunger Jr

Local de preservação ambiental, o parque também é muito utilizado por quem quer fazer uma caminhada ao ar livre ou passear e fazer piquenique com amigos e crianças. Nas redes sociais, muitos moradores se dizem preocupados com presença dos jacarés.

Mas segundo Ana Carla, humanos não fazem parte das opções de presa dos jacarés de papo amarelo, e só atacam se se sentirem ameacados ou agredidos. “O lago do parque é rico em peixes e aves, presas favoritas dos jacarés. Nesse caso o jacaré de papo amarelo só ataca se sentir ameaçado, ou se alguém batesse com um pau nele, por exemplo“, explica a bióloga.

No parque ecológico há placas de aviso com informações sobre os jacarés. Por ser uma unidade de preservação ambiental, eles não podem ser retirados de lá.

“Os jacarés costumam sair mais da água no frio, para se aquecer no sol. Mesmo assim não é sempre. É muito difícil ver os dois juntos”, contou Ana.