O prefeito Rafael Simões, a presidente do SOS Bichos Carla Viviane, Vicente Define diretor da ONG Cão Sem Dono, Deputado Estadual Osvaldo Lopes, e o diretor da Una Wilfred Costa (Foto: Assessoria do Deputado)

Uma articulação pode dar a Pouso Alegre o primeiro hospital público veterinário do Sul de Minas. A criação foi articulada e definida após uma reunião de representantes das ONGs SOS Bicho e Cão Sem Dono, com o prefeito de Pouso Alegre Rafael Simoes (PSDB), o deputado estadual Osvaldo Lopes (PSD), e o diretor do Centro Universitário UNA Wilfred Costa.

Segundo apurado junto ao diretor da Una, Wilfred Costa, as articulação tem como base ampliar o atendimento público do hospital veterinário que será construído pela UNA para o curso de veterinária. As tratativas são de que a prefeitura entre com suprimentos para o funcionamento, enquanto o deputado faça um emenda parlamentar de R$ 650 mil para compra de mais equipamentos. As ONGS ajudariam como uma ponte entre o hospital e a sociedade. Por meio das redes sociais, o prefeito de Pouso Alegre informou que vai apoiar o projeto.

O centro de referência em medicina veterinária será especializado em procedimentos ambulatoriais, tais como curativos, exames básicos, consultas periódicas e cirurgias de pequeno porte.

A presidente da ONG SOS Bichos, Carla Viviane, destaca o papel do poder público no presente contexto e avalia os desafios da causa animal. “A prefeitura de Pouso Alegre tem feito sua parte. Ano passado foram castrados mais de 2.100 animais. Nós esperamos que outros municípios da região, principalmente os que são maiores, se inspirem nesse exemplo”, destaca Carla Viviane.