Matheus Souza Borges, de 28 anos, é um dos responsáveis pela Orbia, a maior plataforma digital de negócios do agronegócio brasileiro (Foto: Divulgação)

Um pouso-alegrense está na lista feita pela revista Forbes dos 30 jovens mais promissores do Brasil. Matheus Souza Borges, de 28 anos, é um dos responsáveis pela Orbia, a maior plataforma digital de negócios do agronegócio brasileiro.

De origem humilde, Matheus foi morador do bairro São João e estudou na Escola Estadual Monsenhor José Paulino. Em 2006 atuou como vereador mirim e foi aluno da Escola do Legislativo da Câmara de Pouso Alegre. Lá ensinou xadrez para crianças e organizou encontro com alunos de escolas públicas no Clube Literário.

Estudou engenharia mecânica na Unicamp, onde teve uma trajetória de destaque. De acordo com a assessoria da Unicamp, durante a graduação, ele chegou a criar uma plataforma de caronas com os colegas da faculdade. Apesar dessa ideia não ter evoluído para um negócio, ele desenvolveu uma outra ideia de organização estudantil que se mantém ativa até hoje, a Liga Empreendedora, que se propõe a apoiar os alunos da Unicamp que querem empreender. Durante o tempo que trabalhou junto à Liga, Mateus auxiliou no desenvolvimento de 13 startups.

Famosa pela lista dos mais ricos do mundo, revista Forbes também trás os jovens mais promissores (Foto: Divulgação)

Nos Estados Unidos, Matheus trabalhou com drones e máquinas agrícolas e voltou para o Brasil com a ideia de trabalhar na área, mas acabou no LinkedIn. Lá, conheceu seus os sócios Adelmo Inamura e Ricardo Garcia, com quem montou o marketplace de insumos agrícolas ProdutorAgro, em 2016.

Fundida com a tecnologia Bravium, chegaram a monitorar 600 mil hectares de soja no brasil. Os resultados atraíram a Bayer, que propôs a criação de uma joint venture em junho de 2019. Nascia a Orbia, a maior plataforma digital de negócios do agronegócio brasileiro.  São 140 mil agricultores engajados, e Matheus é o responsável por insumos e commodities.

Matheus é um dos destaques da revista Forbes Under 30 (Foto: Divulgação)