Hospital Samuel Libânio (Foto: PousoAlegrenet / Arquivo)

O Hospital das Clínicas Samuel Libânio foi um dos seis hospitais listados pelo Governo de Minas como referência para tratamento de casos do novo Coronavírus.

O Samuel Libânio é o único do Sul de Minas no documento da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. A relação, porém, pode ser alterada caso haja um aumento de demanda em Minas.

Na China são até o momento 490 mortes. Atualmente não há casos confirmados no Brasil. Treze casos de suspeita estão sendo monitorados. Em Minas, duas suspeitas já foram descartadas.

Sintomas e orientação

A definição de caso suspeito para o novo coronavírus passa por três situações: pacientes que apresentaram os sintomas depois de passarem pela China; pessoas que tiveram contato próximo com alguém que tem suspeita da doença; profissionais de saúde que tiveram contato próximo com um caso confirmado da enfermidade respiratória em laboratório.

A principal orientação da Secretaria de Saúde de Belo Horizonte para quem esteve na China em até 14 dias antes do aparecimento dos sintomas – febre seguida por dificuldades respiratórias, como tosse, limitação para respirar, batimento das asas nasais etc. – é que se dirija a uma unidade médica já com máscara ou lenço. É importante também que o paciente se identifique desde a entrada no equipamento de saúde pública para que se evite a proliferação do vírus.

Em âmbito estadual, a Secretaria de Saúde indica que a equipe médica forneça máscara cirúrgica para o paciente e o conduza para uma sala isolada de imediato.