Foto: Prefeitura

A Prefeitura de Pouso Alegre informou nesta terça-feira (10) que vai intensificar o combate ao comércio ambulante irregular na cidade. A intensificação atende a um pedido da Associação de Comércio e Indústria de Pouso Alegre.

“A Acipa defende o comércio. Mas o comércio informal a gente não pode concordar, até porque o comerciante formalmente constituído fica prejudicado com esse tipo de comércio”, defendeu Omar Furtado, tesoureiro da Acipa.

Foto: Prefeitura

Segundo a prefeitura, as ações consistem em blitzen de orientação e apreensão de produtos comercializados ilegalmente. A ação também visa estimular a que os ambulantes procurem se legalizar junto aos órgãos da Prefeitura.

“Além de impedir as atividades irregulares, entre essas a venda de produtos contrabandeados, a fiscalização visa garantir a geração de empregos e rendas para a população, por meio do comércio local legalizado e que paga impostos”, informou a prefeitura.

Foto: Prefeitura

Outro problema apontado é a obstrução de calçadas: “O comércio ambulante e irregular, por não ter autorização e atuar em locais não permitidos, também obstrui a passagem de pedestres e impõe obstáculos ao acesso de pessoas, potencializando o risco de acidentes”, concluiu.

“A maioria dessas pessoas [ambulantes] trazem mercadoria de fora, vendem aqui, e levam o dinheiro para fora, e a maior parte dessas pessoas são de outras cidades. Isso confronta direto com o nosso comércio, que paga impostos e gera emprego”, disse Alberto Maia, secretário de planejamento e meio ambiente.

Foto: Prefeitura