Foto: Ascom Fuvs

A direção do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) comunica a população, que após reunião do Conselho Hospitalar, conforme Deliberação do Conselho Extraordinário COVID-19 da Secretaria de Estado de Saúde (SES) nº 7, de 18 de março de 2020, ficam SUSPENSAS CIRURGIAS ELETIVAS, CONSULTAS E EXAMES AMBULATORIAIS no âmbito do SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS), devendo ser tratados como exceção aqueles casos cuja finalidade é a garantia e continuidade da conduta médico-assistencial já iniciada, evitando prejuízos aos pacientes.

Sendo assim, as cirurgias e procedimentos ambulatoriais eletivos permanecerão ativos somente para atendimentos oncológicos e para pacientes internados que aguardam por cirurgia, a fim de que seja gerenciada a iminência da disponibilidade de leitos, bem como o acompanhamento médico e exames pré-operatórios. Serão mantidas as cirurgias consideradas de urgência ou emergência. Com estratégias de agendamento, as autorizações serão realizadas via on-line para evitar aglomerações de pacientes nas recepções.

A direção do Hospital Samuel Libânio informa ainda que os atendimentos oncológicos e sessões de hemodiálise permanecem funcionando normalmente. É solicitado aos pacientes que cheguem no horário previamente agendado para evitar aglomerações. É um momento passageiro, que precisa da compreensão e colaboração de toda a população para juntos enfrentarmos a batalha contra o COVID-19.

De acordo com o art. 3º da respectiva Deliberação, encaminhada pela Secretaria de Estado da Saúde ficam mantidos os atendimentos hospitalares nos setores de Urgência e Emergência, Unidades de Terapia Intensiva (UTI), Hospital-Dia e internações reguladas pelo SUSfácil-MG.

Os leitos não poderão ser ocupados por pacientes clínicos de outras patologias, pois estes leitos serão destinados ao Plano de Contingência do COVID-19, conforme determinação da Secretaria Estadual de Saúde.

Neste momento, pacientes cujas patologias de base possam ser tratadas por hospitais de média complexidade da região deverão ser contrarreferenciados via SUSfácil-MG.