Escola Estadual Monsenhor José Paulino

Alunos da rede estadual de Minas Gerais entrarão em recesso a partir desta quarta-feira (18). A medida vale, a princípio, até o dia 22, com retorno das aulas na segunda-feira (23).

Nas redes municipais ainda não há determinação para suspensão das aulas

A decisão foi publicada pelo governador Romeu Zema neste domingo (15). Segundo o governo do Estado, o intuito da paralisação de atividades é o de concentrar esforços no diálogo com as unidades e na elaboração de medidas adicionais, sempre monitorando a evolução da transmissão do Covid-19.

Também já existe movimento de paralisação, em decorrência do coronavírus, em unidades federais e particulares.

O governo ressaltou que ainda não existe situação de contágio comunitário em Minas Gerais até o momento e todas as medidas são no sentido de minimizar os impactos futuros da pandemia. “A medida está em sintonia com as determinações do Ministério da Saúde para combater a disseminação do Covid-19 no país”.

Situação de emergência

Na última sexta-feira (13), a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) decretou Situação de Emergência em Saúde Pública no estado como uma das ações de preparação para assistência a pacientes com coronavírus.

Entre as medidas previstas está a dispensa de licitação para compra de insumos, medicamentos e aparatos médicos, além da contratação de profissionais.

O decreto também oficializa a instalação do Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes-Minas), coordenado pela SES-MG, para monitoramento e estudo dos casos, além da atuação na tomada de decisões e organização das ações de enfrentamento.