Jornal O Tempo

Uma publicação feita pelo jornal O Tempo, de Belo Horizonte revela que os empresários do ramo de transporte público se preparam para uma crise aguda no setor. O motivo apontado pelo jornal é a diminuição de pessoas nas ruas e o reflexo disso no transporte. Temerosos, empresários pedem ajuda urgente ao poder público.

A divulgação apontou que a queda chegou a 70%, com isso, as despesas superam os custos de operação. Sem passageiros, as contas não batem, já que 50% do dinheiro das passagens é destinado a pagar salários de funcionários e 25% pagar o combustível.

Além do transporte urbano, o transporte intermunicipal também foi afetado, uma vez que, muitas prefeituras proibiram a entrada de ônibus nas cidades e as linhas que ainda circulam estão limitadas a ocupar somente a metade dos assentos.

Ao jornal, Rubens Lessa, presidente da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros de Minas Gerais (FETRAM) explicou que os efeitos da redução de passageiros são imediatos e que se o poder público não intervir com recursos, o setor vai entrar em colapso.

Cerca de 100 mil pessoas trabalham no setor de transporte em Minas Gerais.