Meme muito compartilhado na internet contém uma injustiça, que é justificada pela má qualidade do reparo asfáltico (Reprodução internet)

“Meu Deus, asfalto novo, me solta que eu preciso abrir um buraco”, diz um dos ‘memes’ que mais circulam pela internet sobre o serviço da Copasa. Esse meme contém uma injustiça, que é justificada em outro problema. Explico.

A verdade é que a própria obra de asfaltamento, com máquinas pesadas e asfalto quente, pode gerar muitas vezes problemas nos ramais e tubulação de esgoto. E daí, não adianta, a Copasa tem que abrir.

Recorte feito pela Copasa em rua do bairro Foch 2 (Foto: PousoAlegrenet)

O problema mesmo é que após abrir, a Copasa não fecha como deveria. Pelo menos em Pouso Alegre, a qualidade do serviço de recomposição é visivelmente fora do padrão pela qual a via foi asfaltada. A má recomposição gera recortes no asfalto, que além de feios, prejudicam o tráfego de veículos, e irão gerar futuros buracos.

Nesta semana, durante entrevista no programa Alterosa Alerta, o prefeito Rafael Simões referiu-se ao assunto: “há um problema chamado Copasa, que faz buraco no asfalto novinho e não executa a recomposição do piso com o mesmo padrão de qualidade”, reclamou Simões.

Fiscal da prefeitura verificando asfalto em torno da tampa está acima do nível da rua (Foto: PousoAlegrenet)

Desde o início de sua administração, Simões não poupa críticas ao serviço de recomposição feito pela Copasa. Segundo a prefeitura, só no último semestre, a atual gestão aplicou R$ 600 mil em multas contra a empresa.

O impasse se agravou com o programa de recapeamento que abrange vários bairros. Segundo a prefeitura, de julho a dezembro de 2019, foram 708 intervenções feitas pela empresa, sendo que 290 foram atendidas no prazo e 418 não foram atendidas e foram notificadas.

Mesmo com as multas, o PousoAlegrenet encontrou facilmente nesta quarta-feira (11) diversos pontos com má recomposição. [Veja na galeria acima]. A empresa recorreu das multas, e a decisão será analisada pelo Conselho do Contribuinte, órgão que decide em última instância sobre assuntos relacionados a tributos municipais.

Procurada, a Copasa enviou nota dizendo que as recomposições dos pavimentos são executadas dentro dos prazos determinados, contrariando o que diz a prefeitura. Na nota, a empresa não disse o motivo da má qualidade da recuperação asfaltica, mas que a qualidade do serviço é tema de reuniões com a Prefeitura.