Foto: Ascom FUVS

Ao som de violinos, clarinete e um violoncelo, as melodias vão ganhando os cantos das salas da Clínica de Hemodiálise que funciona no Hospital Samuel Libânio. Os responsáveis em levar essa distração aos pacientes são os voluntários da Igreja Congregação Cristã do Brasil, que participam do projeto de musicoterapia. “É uma ideia que nossa Igreja teve para levar música aos pacientes. O tratamento de hemodiálise é muito complexo e demorado. Muitas vezes os pacientes ficam ociosos e a nossa música, que são hinos do Salmo, são tocadas para eles. A receptividade é muito boa”, comenta o voluntário Jaelson dos Santos Morais.

Eles chegam na sala, se apresentam e logo começam a tocar os instrumentos musicais. É através da musicoterapia, que os pacientes se sentem mais ‘abraçados’ e acima de tudo, lembrados. “Realmente é muito bom para eles, já que são pacientes renais crônicos, alguns passam anos fazendo as sessões. Por isso é importante sempre participarem de atividades que possam estimular no tratamento, ações como essa são sempre bem-vindas”, disse a coordenadora de Enfermagem do Serviço Hemodiálise no HCSL, Luciana de Cássia Almeida.

Foto: Ascom FUVS

A diretora administrativa do HCSL, Jusselma Paiva Reis lembra que o Hospital das Clínicas Samuel Libânio aceita projetos voluntários, como este da Igreja Congregação Cristã do Brasil, que leva música aos pacientes. “Os interessados devem procurar a direção do Hospital ou nosso Serviço Social e manifestar sua ideia e seu projeto. O voluntariado é muito importante na recuperação dos pacientes”, afirma Jusselma Reis.

Os interessados devem procurar a Diretoria Administrativa ou o Serviço Social do Hospital Samuel Libânio no telefone (35) 3429 32 00.