Centro automotivo abriu seguindo a fala do governador, mas acabou fechado já que decreto não havia sido publicado (Foto: Redes Sociais)

A prefeitura de Pouso Alegre terá de seguir o decreto estadual do Comitê Extraordinário do Covid-19. Com isso, mais atividades comerciais serão permitidas em Pouso Alegre.

Com o estado de Calamidade Pública decretado pelo governador, os municípios deverão seguir as determinações estaduais, mesmo quando divergirem de decretos municipais.

Atraso na publicação do decreto gerou confusão

No final de semana, o governador Romeu Zema anunciou o decreto, que permitia algumas atividades que estavam proibidas em Pouso Alegre, mas só publicou oficialmente o decreto na terça-feira (24). Com isso, na segunda-feira (23) algumas empresas, principalmente oficinas mecânicas, chegaram a abrir suas portas e acabaram fechadas pelos fiscais da prefeitura, que seguiam o decreto do prefeito Rafael Simões.

Quase todo o comércio poderá voltar a funcionar

A partir de agora, quase todos os estabelecimentos comerciais poderão funcionar, desde que siga as regras sanitárias e de distanciamento adequado entre os funcionários.

Seguem proibidos:

Com o decreto, o município terá de assegurar que os serviços e atividades abaixo listados e seus respectivos sistemas logísticos de operação e cadeia de abastecimento sejam mantidos em funcionamento:

Serviços públicos essenciais não podem parar

Ainda segundo o decreto, os municípios também deverão manter e não deixar serem interrompidos a prestação de serviços públicos considerados essenciais, como por exemplo, tratamento de água, serviço funerário e coleta de lixo.

Confira o decreto na integra: decreto