Filiação de Simões foi acompanhada pelo Deputado Federal Bilac Pinto, o Senador Rodrigo Pacheco e o deputado estadual Dr Paulo (Foto: Assessoria)

O Prefeito de Pouso Alegre, Rafael Simões, não é mais filiado ao PSDB. Ele saiu do partido tucano, e se filiou nesta sexta-feira (13) ao Democratas, o DEM.

A filiação aconteceu na sede do partido em Belo Horizonte, e foi acompanhada pelo deputado federal Bilac Pinto (DEM) , o senador Rodrigo Pacheco (DEM), e o deputado estadual Dr. Paulo (PATRI).

A troca acontece 3 semanas antes do fim do prazo para a troca de partidos visando as eleições municipais de 2020, dia 3 de abril.

Segundo a assessoria de Simões, a troca é devido ao atual cenário político, e o convite do Senador Rodrigo Pacheco e do deputado Bilac Pinto, esse último grande aliado de Simões. Ainda conforme a assessoria, Simões segue próximo ao PSDB, que deve apoiar o atual prefeito na próxima eleição.

Disputa no PSDB tentou tirar Simões da eleição em 2016

Simões estava filiado ao PSDB desde 2016, quando entrou no partido para ser o candidato tucano a prefeito de Pouso Alegre. Na época, Simões já era apontado como favorito a vencer a eleição devido ao seu trabalho à frente do Hospital das Clínicas Samuel Libânio, mas teve sua candidatura ameaçada por uma disputa interna do partido.

Proximo à eleição, o diretório municipal do PSDB decidiu optar por Chico Rafael como candidato, contrariando o diretório estadual. Uma disputa judicial se seguiu durante toda a eleição, e a decisão de que Simões seria o candidato a ir às urnas só saiu na reta final da disputa.

Mesmo assim, “Rafael do Hospital” como era seu nome de campanha, venceu com esmagadora vantagem. Obteve 49 mil votos, mais que o dobro dos votos obtidos pelos concorrentes somados, e foi eleito com 69% dos votos.