Mensagem no whatsapp dizia que idosa havia morrido (Foto: Prefeitura)

A prefeitura de Pouso Alegre acionou a Polícia Civil contra o aumento de Fake News sobre o Coronavírus na cidade. Nos últimos dias, duas fake news chamaram a atenção nas redes sociais.

A primeira, a informação falsa de que teria morrido a idosa confirmada com Covid-19. A notícia falsa foi desmentida pelo PousoAlegrenet.

A segunda, foi uma montagem adulterando o boletim epidemiológico da prefeitura. O boletim do dia 30/03, onde constava apenas 1 caso confirmado, foi alterado para 3 casos confirmados.

Boletim epidemiológico foi adulterado e espalhado no whatsapp (Imagem: Divulgação Prefeitura)

Por meio de nota a prefeitura repugnou a prática: “Essa prática, além de criminosa, é repugnante, pois atrapalha as autoridades sanitárias e de saúde, causa desinformação da população e, obviamente, aumenta o risco a que nossos concidadãos estão expostos”.

A Polícia Civil informou que irá investigar e punir os autores de acordo com o Art 297 do Código penal, que prevê reclusão de dois a seis anos e multa para o caso de falsificação de informações públicas.

“Além disso, toda e qualquer ação que tenha o objetivo de ‘provocar alarme, anunciando desastre ou perigo inexistente, ou praticar qualquer ato capaz de produzir pânico ou tumulto’, através de divulgação falsa também infringe o Artigo 41 da Lei de Contravenções Penais”, informou a Polícia por meio de nota.

“Estamos em um momento que precisa muito mais de nossa postura humana, solidária e de união. Agir de forma a prejudicar tanto a saúde física quanto a saúde mental com mentiras devem ser contidas e aplicadas as devidas sanções”, explica o Delegado da Polícia Civi

Quem quiser denunciar uma fake news, pode faze-lá a prefeitura ou polícia civil:

Prefeitura:
Whatsapp: 35 9 9235-1017
Polícia Civil:
whatsapp: (35) 99235-1017
Telefone: (35) 3429-5600
e-mail: [email protected]