Serão 60 leitos clínicos e 38 leitos de UTI (Foto: Ascom Prefeitura)

O número de leitos exclusivos à pacientes com Covid-19 atendidos pelo Hospital das Clínicas Samuel Libânio em Pouso Alegre vai aumentar com os equipamentos recebidos no último sábado (11). Segundo a prefeitura de Pouso Alegre, serão 60 leitos clínicos e 38 leitos de UTI, e ainda 26 leitos que serão disponibilizados no espaço físico da futura Unidade de Pronto Atendimento, ao lado do HCSL.

Os equipamentos foram transferidos do Hospital Maria Tereza Rennó, em Santa Rita do Sapucaí, unidade privada de saúde que estava desativada há seis anos.

Equipamentos estavam sem uso há 6 anos (Foto: Ascom Prefeitura)

Os equipamentos foram transferidos do Hospital Maria Tereza Rennó, em Santa Rita do Sapucaí, unidade privada de saúde que estava desativada há seis anos. A transferência ao Hospital Samuel Libânio foi mediante requisição embasada no Decreto de Calamidade Pública, após a Superintendência Estadual de Saúde realizar uma visita ao Hospital Maria Tereza Rennó e constatar que equipamentos que poderiam ser utilizados no combate ao coronavírus ali se encontravam sem uso há anos.

Segundo o prefeito Rafael Simões, o hospital Maria Tereza Rennó não teria condições de atender as vítimas da pandemia a tempo. “Nós fomos notificados que aquele hospital, Maria Tereza Rennó, em Santa Rita, tá parado há mais de seis anos, ele não tem condições de reabrir a tempo de acudir os pacientes do Covid-19. Em razão disso, nós tomamos a iniciativa de fazer a requisição dos bens que lá estavam para vir fazer parte aqui do Samuel Libânio nessa luta contra o Covid-19. Quero esclarecer que o Hospital das Clínicas Samuel Libânio, que sempre foi referência na saúde para toda região, continua sendo o hospital mais importante no ataque ao Covid. Por isso nós fizemos essa transferência do equipamento de lá para cá. Inclusive, para evitar que esses equipamentos foram tirados para outros locais e deixar o nosso Sul de Minas desguarnecido”, explicou em vídeo nesta segunda-feira (13), o prefeito Rafael Simões.

O Samuel Libânio é o único hospital da região considerado referência no combate ao coronavírus e seu atendimento se estende às populações de 32 municípios.

Com os equipamentos, capacidade de atendimento à Covid será ampliada (Foto: Ascom Prefeitura)