Calendário escolar está sendo reformulado por causa da Covid-19 (Foto: Reprodução Facebook / Jornal O Tempo)

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, disse em entrevista à rádio Super FM de Belo Horizonte nesta quinta-feira (23,) que será feita uma reformulação no ano letivo da rede estadual. A reformulação vai adequar o calendário em função do tempo em que as aulas estão paradas.

Segundo Zema, as férias de julho serão encurtadas e na semana do saco cheio terá aulas para cobrir período em que escolas ficaram sem aulas por causa da pandemia do novo coronavírus. Além disso, as férias de dezembro serão de 10 dias entre o Natal e o Ano-Novo.

Segundo o governador, a educação é um dos setores mais preocupantes e criticou a ação do sindicato dos professores que conseguiu na Justiça liminar para paralisar o trabalho remoto que seria desempenhado em casa. A reabertura das escolas não deve acontecer em menos de 90 dias, já que são ambientes de grande aglomeração.

A maioria das escolas particulares está conseguindo fazer o ensino a distância, não presencial, mas, infelizmente, na rede pública, o sindicato conseguiu uma liminar para impedir o teletrabalho. Eu gostaria de entender o porquê, do meu ponto de vista é incompreensível. As professoras já não estão dando aula, e agora eles querem que elas não façam nem o trabalho de casa, o teletrabalho“, criticou Zema.