25 hastes para os protetores são produzidos por dia (Foto: Divulgação)

Uma iniciativa de três voluntários já produziu 100 protetores faciais de acetato que estão sendo distribuídos aos trabalhadores da área da saúde que atuam na linha de frente da Covid-19 em Pouso Alegre. As máscaras seguem as normas técnicas da Anvisa.

A montagem das máscaras é feita manualmente (Foto: Arquivo pessoal)

O projeto foi inspirado em iniciativas semelhantes. O professor Adriano Barreiro, o ‘Nenem’ e o vereador Bruno Dias viram um vídeo que mostrava máscaras faciais feitas em impressoras 3D. A meta inicial é fabricar 250 protetores. Por isso, buscam parceiros que possam colaborar fornecendo as impressoras, mão de obra e o material utilizado.

Para aumentar segurança, profissionais da saúde também usarão óculos (Foto: Divulgação)

O intuito é chegar a todos os profissionais de saúde que atuam na prefeitura de Pouso Alegre, do hospital e se for necessário e se a gente conseguir, nas cidades vizinhas atendidas que também estão passando pela situação“, explica Bruno.

Para iniciar a produção, buscaram ajuda do Gilson Correa, que tem duas impressoras em casa. Ele havia feito um curso técnico na área para no futuro, abrir uma empresa e se dedicar às impressões. Ele descobriu grupos na internet de pessoas que estavam fabricando máscaras e doando aos profissionais da área da saúde. Motivado, tentou oferecer ajuda à Secretaria de Saúde municipal.

Gilson colabora com a mão de obra e as duas impressoras 3D (Foto: Divulgação)

Quando o Adriano entrou em contato com Gilson, formaram uma força tarefa. Ele ficou responsável por produzir uma das três peças que compõem o protetor: a haste que serve para afixar a placa de acetato, que protege o rosto e um elástico que sustenta na cabeça.

As impressoras trabalham 24 horas e são capazes de produzir 25 hastes por dia. O Adriano recolhe as hastes e monta junto com o Bruno, que também é o responsável por fazer a entrega diária. Funcionários do hospital, profissionais da área da saúde e dentistas já receberam as máscaras.

Hastes que sustentam o protetor são feitas em impressoras 3D (Foto: Divulgação)

Doações:

Imagine 3D
Telefone (35) 99940-4962 – Gilson
E-mail: [email protected]

Mais informações:
Telefone (35) 99182-7245 – Adriano