O governador de Minas Romeu Zema afirmou nesta quinta-feira (9) que vai criar um protocolo para que prefeitos possam liberar o comércio em suas cidades, segundo ele, ‘de forma responsável’:

“Nós, através da secretaria da Saúde, estamos estudando um protocolo, que deveremos estar divulgando na próxima semana, para que toda a liberação seja feita com os devidos cuidados: uso de máscaras, uso de vários equipamentos, limite de pessoas por metro quadrado. Queremos fazer algum muito responsável.”

Zema questionou se cidades que não tiveram nenhum caso de Covid-19 precisam estar com as atividades comerciais fechadas, mas disse que a decisão é de cada prefeito: “A nossa posição tem sido, em primeiro lugar, a vida. Tanto é que nós adotamos há 20 dias restrição de circulação. Mas Minas hoje deve ter muito provavelmente mais de 200 cidades que, por decisão do prefeito, fizeram algum tipo de liberação”, disse.

O governador disse que a “curva” de casos do coronavírus em Minas Gerais é melhor do que do resto do país. O estado tem 614 casos confirmados e 14 mortes. “E a curva de Minas Gerais, tanto de óbitos como de casos de coronavírus, ela tem se comportado de forma muito melhor do que outros estados. Então posso dizer que Minas tem feito a missão de forma adequada”, concluiu.