O estudo vai medir o nível de imunização da população ao novo coronavírus e identificar de que forma o vírus está se propagando pelo Brasil

O Ibope iniciou nesta quinta-feira (14), a aplicação de testes para detectar anticorpos do coronavírus em 250 moradores de Pouso Alegre. A testagem acontece simultaneamente em outras 132 cidades pelo país.

A coordenação do estudo é da Universidade Federal de Pelotas com financiamento do Ministério da Saúde. O objetivo desse estudo é medir o nível de imunização da população brasileira ao novo coronavírus e identificar de que forma o vírus está se propagando pelo Brasil.

As pessoas estão sendo entrevistadas e testadas em casa por meio de um sorteio aleatório. Os agentes da pesquisa coletam uma gota de sangue da ponta do dedo do participante, que é analisada pelo aparelho de teste em aproximadamente 15 minutos. A participação na pesquisa é voluntária e cada participante receberá o resultado do exame que será realizado de forma gratuita.

A primeira etapa da maior pesquisa de Covid-19 no Brasil termina nesta sexta-feira (15), com 38.550 testes aplicados. Com os resultados, o governo poderá criar políticas públicas mais eficientes no combate à pandemia baseadas em critérios científicos sobre o comportamento do vírus.

O estudo será realizado em três etapas nos 133 municípios. Ao término da pesquisa, 99.750 brasileiros terão sido testados. No Sul de Minas, somente Pouso Alegre e Varginha participam da pesquisa.