As máscaras vão ajudar a retardar o momento que pacientes tenham que ir para o respirador (Foto: Univás)

O Hospital das Clínicas Samuel Libânio, que atua na linha de frente no combate a pandemia da COVID-19 recebeu nesta terça-feira (5), uma doação de 15 máscaras respiratórias que ficarão disponíveis para os pacientes. As máscaras vem de um projeto desenvolvido na Itália como alternativa para falta de respiradores e chegaram ao hospital através do Rotary Pouso Alegre Sul e Acipa.

Esse tipo de equipamento é usado em mergulhos e para serem aproveitados no hospital, receberam uma válvula 3D para ser conectada ao sistema de oxigênio hospitalar e devem diminuir o tempo de uso dos respiradores. O projeto contou com apoio da Una no desenvolvimento da válvula por meio de uma impressora 3D para as máscaras.

As máscaras respiratórias serão uma alternativa na falta de respiradores (Foto: Univás)

As máscaras vão beneficiar pacientes que estão em uma condição limítrofe, entre a necessidade ou não do ventilador mecânico. Elas vão ajudar a retardar o momento que alguns pacientes tenham que ir para o respirador mecânico.

O prefeito de Pouso Alegre, Rafael Simões, participou do momento da doação das máscaras e elogiou a iniciativa. “Estamos enfrentando uma guerra contra um inimigo invisível e a melhor forma de enfrentarmos esse momento difícil e com solidariedade. Parabenizo todos os envolvidos nesse projeto pela forma madura que estão lidando com esse problema da COVID-19 na nossa cidade”.

Doação foi feita pelo Rotary de Pouso Alegre Sul e Acipa. Adaptação foi feita pela Una (Foto: Univás)

O representante do Rotary Pouso Alegre Sul, Alécio Domingues Mendes, disse que o sucesso e eficiência da máscara, criada por um engenheiro italiano, está sendo comprovada em vários países. “O Rotary Pouso Alegre Sul, idealizador desse projeto, faz questão de ajudar esse Hospital, que atende tão bem a população de Pouso Alegre e região nesse momento tão difícil e delicado”.

Segundo Rotary Pouso Alegre Sul, idealizador desse projeto, eficiência da máscara já foi comprovada (Foto: Univás)