O prefeito de Pouso Alegre, Rafael Simões (DEM), emitiu nesta sexta-feira (9) um decreto que atualiza as medidas de prevenção e enfrentamento da Covid-19 na cidade.

Medidas quanto a idosos

Foto enviada pela Geane Alves

A principal mudança é a determinação de isolamento social para idosos. A prefeitura retirou a gratuidade do transporte público a idosos no horário de pico em Pouso Alegre, para evitar que eles fiquem em aglomerações. A gratuidade segue mantida no período das 9h as 16.

Outra medida é a obrigatoriedade de todos os estabelecimentos, exceto de saúde, em adotar horário especial para atender exclusivamente pessoas do grupo de risco.

Comércio ambulante proibido

Foto: Prefeitura

O novo decreto também proíbe o comércio ambulante. Segundo o prefeito Rafael Simões, 100% desses ambulantes vem de fora para Pouso Alegre, e podem estar trazendo o Covid-19 para a cidade. “A partir da segunda-feira, com apoio da Polícia Militar, estaremos atuando firmemente no combate ao comércio ambulante”.

Foto: Prefeitura

Limite de pessoas em eventos e igrejas

A nova determinação reduz de 30 para 20 o número máximo de pessoas em eventos públicos ou privados de qualquer natureza, em locais abertos ou fechados. E ficam suspensas as atividades de comércio ambulante.

Por fim, templos, igrejas e demais locais de culto devem adotar medidas para evitar aglomerações, além de cumprir todas as medidas sanitárias de contenção da pandemia, como por exemplo: exigir o uso de máscaras, disponibilizar álcool a 70% para assepsia das mãos e restringir a aglomeração de pessoas no seu interior.

Confira o decreto: Link