Foto enviada pela Geane Alves

O PousoAlegrenet recebeu nesta terça-feira (7) uma denúncia quanto a aglomerações em ônibus da Expresso Planalto, principalmente de idosos, grupo de risco da Covid-19.

As aglomerações já haviam sido mostradas pelo PousoAlegrenet há 20 dias atrás. A empresa informou que aumentaria o número de linhas.

Devido a pandemia, está proibido ônibus levarem passageiros de pé em Pouso Alegre.

Moradora do bairro Colina Verde, a consultora de vendas Geane Alves enviou uma foto que mostra a aglomerações cheia de idosos em pé no ônibus. Segundo ela, a foto foi tirada na São Cristóvão X São João, as 8h da manhã, horário de pico.

“Quase sempre [vejo aglomeração nos ônibus]. Mas hoje foi pior. Com essa motorista foi a primeira vez. Porque sempre ela respeitava. Mas hoje não sei o que deu nela. A motorista não estava nem se importando se estava cheio o ônibus e só colocava mais gente ainda, estava parecendo que nem pandemia existia”, disse Geane.

Procurada, a Expresso Planalto disse que aumentou o número de ônibus no horário de pico, e atualmente está com 3/4 da frota nas ruas, mesmo com 60% de redução no número de passageiros. Mas reconheceu que o problema ainda acontece nos horários de pico, segundo ela, por falta de paciência dos passageiros.

A empresa disse tem ônibus extras que são acionados quando há lotação, mas que os passageiros não querem esperar. Quando os ônibus chegam, não há mais ninguém no local. O tempo segundo a Planalto é de 10 a 20 minutos.

Segundo a Planalto, muitos motoristas chegam a ser ameaçados quando não deixam passageiros entrar nos ônibus devido à lotação, e recomenda aos motoristas chamarem a polícia nesses casos.

A Planalto também informou que recomenda a idosos que fiquem em casa, e que se for necessário, utilizem os ônibus apenas fora dos horários de pico, onde os ônibus estão praticamente vazios.

A Prefeitura também foi procurada, e informou que estuda medidas para sanar o problema.