A prefeitura de Pouso Alegre alterou o formato do boletim epidemiológico da Covid-19. O novo boletim passou a ser divulgado nesta quarta-feira (29).

Dados hospitalares do Samuel Libânio

O novo boletim tem muito mais dados hospitalares.A principal novidade é a divulgação da proporção ocupada de leitos de UTI no Hospital Samuel Libânio, que atende toda a região.

Chama a atenção a divulgação unificada do número de internações e isolamento de casos suspeitos e confirmados. Agora eles são um só. Antes era possível saber, por exemplo, quantos casos de UTI eram suspeitos ou confirmados.

A parte boa, é que o boletim também mostra de forma separada as internações de moradores das demais cidades da região atendidos nos hospitais de Pouso Alegre.

A maior divulgação de informações hospitalares vem justamente no momento considerado mais crítico pelo estado. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, Minas vive nesse momento o pico da pandemia. E a preocupação maior, sempre foi ter leitos de UTI suficiente para atender a todos.

Dados retirados

Alguns dados foram retirados. O número de notificações, o de investigações concluídas, e o de pacientes que cumpriram o período de quarentena sem ter feito o exame.

Esse último dado chegou a ser de grande relevância até 18 de maio, quando era maior que o de descartes por exame. Com a chegada de testes, a grande maioria dos casos passou a ser testada, como mostra o gráfico logo abaixo. Agora, o município passou a divulgar o número de exames realizados nas redes pública e privada.

Dados de Perfil

Também passaram a ser divulgadas a: Distribuição por faixa etária e sexo dos pacientes; Média de isolamento em Pouso Alegre; Porcentagem de pacientes com cormobidades; Porcentagem de óbitos com cormobidades.

Mais de 900 casos

Nesta quarta-feira (29) Pouso Alegre passou dos 900 casos de Covid-19. Segundo o boletim, agora são 907, sendo 729 recuperados. O número de casos em acompanhamento no momento é de 163.