Foto: Agência Minas

O governador Zema (Novo) garantiu, nesta sexta-feira (17), que as aulas presenciais em nas escolas de Minas Gerais serão retomadas ainda no segundo semestre deste ano. Entretanto, sinalizou que isso não deve ocorrer em agosto, conforme previu no início de junho. A informação foi anunciada por Zema em entrevista à rádio Itatiaia.

“Com certeza, no segundo semestre, nós teremos (o retorno da educação presencial). Está cedo para precisar essa data porque estamos, agora, no platô (da pandemia de COVID-19). E teremos de ver como a pandemia vai se comportar agora nessa nova fase”, ponderou.

O chefe do executivo estadual reconheceu as deficiências do ensino remoto em relação ao presencial e disse que pretende viabilizar a retomada da rotina escolar o quanto antes, atendendo às recomendações de segurança das autoridades de saúde.

“Nada garantido (de que, em agosto, possa voltar ao normal). Mas, quero lembrar: é o meu maior anseio. Sei que as crianças, em casa, não estão aprendendo tanto quanto nas aulas presenciais. E nós queremos fazer isso o quanto antes. Aquilo que pudermos fazer para agilizar, vamos fazer”, comentou.

As escolas mineiras estão fechadas desde 18 de março.