Projeto de Extensão Una Pouso Alegre (Foto: Divulgação)

Extrapolar os muros do campus e se engajar às principais demandas de Pouso Alegre e sua comunidade sempre foram um dos principais compromissos da Una, integrante da Ânima Educação, desde que a instituição de ensino chegou à cidade há três anos.

Mais do que de oferecer acessibilidade à educação superior de excelência, a Una vai muito além da sala de aula. E se junta a importantes entidades e parceiros em Projetos de Extensão que têm amplos resultados e benefícios: potencializar a formação profissional dos universitários e, ao mesmo tempo, ajudar a transformar a realidade da comunidade local. Nessa troca entre academia e parceiros, os alunos colocam a “mão na massa” e têm a oportunidade de vivenciar na prática os desafios da profissão. E quem abre as portas para as iniciativas da faculdade ganha conhecimento científico.

Foto: Divulgação

Na creche Irmão Alexandre, alunos do curso de Nutrição promoveram uma verdadeira transformação nos hábitos alimentares da meninada. Depois de uma avaliação nutricional do cardápio dos pequenos, os universitários criaram material educativo com vídeos, cartilhas e jogos sobre o tema. A ideia deu tão certo que se expandiu para toda a rede municipal de ensino da cidade. E ganhou até canal no Youtube para que as atividades possam ser acessadas de casa durante o isolamento social: encurtador.com.br/nNP34

“É muito enriquecedor para todos os participantes do projeto ver esses resultados. Isso nos mostra que a educação nutricional pode trazer muitos benefícios à saúde e isso deve começar logo na primeira infância”, destaca Patrícia Dias Santos, aluna do 7º período de Nutrição da Una.

Em breve também terá adulto aprendendo a cuidar melhor da alimentação e da saúde com a ajuda dos estudantes da Una. No Instituto Sul Mineiro de Oncologia, conhecido como Oncomimas, os colaboradores receberão orientação nutricional, acompanhamento clínico, psicológico e incentivo à prática de atividades físicas de um batalhão de alunos. Universitários dos cursos de Biomedicina, Nutrição, Fisioterapia, Estética e Cosmética e Psicologia atuarão nessa missão, que foi adaptada para o ambiente digital. Devido à pandemia, os atendimentos online terão início em setembro.

E até o lixo eletrônico, que costuma ser um problemão ambiental na maioria das cidades, ganhou solução na parceria da Una com a Ecotec, empresa especializada no ramo. O projeto envolveu alunos das Engenharias e de Administração que assumiram a responsabilidade de ampliar na faculdade, dentro de casa e no trabalho, a rede de conscientização de descarte correto de pilhas, baterias e outros objetos eletrônicos. A partir daí, a instituição de ensino disponibilizou espaço reservado no hall de entrada para as caixas de descarte, que ficam acessíveis não só para a comunidade acadêmica como também a toda população.

O projeto tem ainda outro viés. O que vai para o lixo, mas está em bom estado, é reaproveitado e destinado para entidades assistencialistas da cidade. “Desta forma, os alunos coletam e recuperam diversos equipamentos, como computadores, fortalecendo o aprendizado na área. E isso também desperta neles o interesse pelas causas sociais e o entendimento do que é o desenvolvimento sustentável na comunidade”, ressalta o professor da Una, Luiz Roberto Silva, um dos coordenadores da iniciativa.

Sobre a Una

Com quase 60 anos de tradição em ensino superior, a Una faz parte da Ânima Educação, uma das maiores organizações educacionais do país. A instituição de ensino, que atualmente conta com 20 unidades acadêmicas em Minas Gerais e em Goiás, está entre os melhores centros universitários privados do país pelo MEC. E também é destaque na edição 2019 do “Guia da Faculdade”, iniciativa da ‘Quero Educação’ com o jornal ‘O Estado de São Paulo’. Pelo ranking do Guia, a maioria dos cursos de graduação da instituição foram avaliados positivamente e classificados entre 3 e 4 estrelas.

Em Pouso Alegre, a Una oferece 18 cursos de graduação em diversas áreas do conhecimento como Arquitetura e Urbanismo, Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e de Saúde, Ciências Jurídicas, Engenharias, Gestão e Negócios. Entre eles, Odontologia, Medicina Veterinária, Agronomia, Biomedicina, Fisioterapia, Direito, Nutrição, Estética, Gestão de Recursos Humanos, além das Engenharias Civil, Elétrica e Mecânica.

Saiba mais em: una.br