Uma queimada atingiu a Serra do Cristo em Pouso Alegre na noite desta terça-feira (11). Segundo o Corpo de bombeiros, 9 hectares de pasto e mata foram atingidos.

O incêndio ao que tudo indica é criminoso. Os focos do incêndio começaram na beira da estrada que dá acesso ao Cristo. O fotógrafo Chiarini Jr., que estava no Cristo, flagrou dois focos da queimada ainda no início.

https://www.instagram.com/p/CDxHHi6ghzM/?igshid=ohj301qyvj7u

De acordo com o Corpo de bombeiros, as equipes tiveram que se embrenhar na mata até o início da madrugada para apagar todos os focos de incêndio.

Segunda queimada

Esse é a segunda queimada aparentemente criminosa que atinge aquela região nos últimos dias. Na semana passada uma outra queimada atingiu lotes no bairro Jardim Floresta e parte da Mata do antigo Horto, o Parque ecológico Municipal Fernando Bonillo. A mata do horto fica lado a lado com a mata do Cristo, ambas áreas de preservação ambiental. Naquele caso, 5 hectares foram atingidos.

Foto: Prefeitura

Prevenção

A situação poderia ser ainda pior, se não fosse uma ação da prefeitura no início de julho. Para tentar impedir que as chamas nos pastos cheguem até as matas do Horto e do Cristo, a prefeitura fez a manutenção dos aceiros. Mesmo assim, 18 hectares da região (entre mata e pastos) ja foram atingidas nesse período.