Foto: Divulgação Prefeitura / Arquivo

Pela primeira vez desde o início da pandemia, Pouso Alegre voltou a ter saldo positivo na geração de empregos. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), no mês de julho foram 1.407 admissões contra 1.180 demissões, um saldo positivo de 227 postos de trabalho criados.

O número positivo é o primeiro desde o início da pandemia. Nos quatro meses anteriores 1.807 postos de empregos foram perdidos na cidade. A grande maioria, 1.001, foram registrados em abril, após o fechamento do comércio no final de maio. Com a melhoria em julho, o saldo negativo caiu para 1.630.

Entre as três maiores do Sul de Minas, Pouso Alegre foi a que teve a melhor recuperação dos postos de trabalho em julho: Saldo positivo de 227 postos, contra apenas 11 de Varginha e -10 de Poços de Caldas. Durante a pandemia os números de Pouso Alegre também são melhores: -1.603 postos, contra 1.931 de Varginha, e -4.667 de Poços de Caldas.

Para o Secretário de Finanças e Desenvolvimento de Pouso Alegre, Júlio Tavares, os melhores números de Pouso Alegre se devem ao equilíbrio nas ações de enfrentamento a Covid-19: “A busca de equilíbrio começa a surtir efeitos. A saúde é a prioridade. Mas é possível que haja atividade econômica com as medidas de proteção adequadas”, explicou Júlio.

E foi justamente o comércio que puxou o saldo positivo em julho, com saldo de 92 novos postos criados. Desde o início da pandemia porém, 419 postos deixaram de existir no setor.

O setor de serviços é o que tem mostrado mais dificuldade. Foi o que mais perdeu postos de trabalho, com -858. Em julho o setor voltou a ter saldo positivo, porém devagar, com apenas 36 postos criados.

A construção civil foi a segunda que mais gerou postos em julho, com mais 68. Desde o início da pandemia, o saldo é de apenas 10 postos perdidos.

A agropecuária segue como a única que conseguiu crescer na pandemia, apesar de pouco, com 42 postos, sendo 2 em julho.

A indústria perdeu 385 postos, mas em julho teve resultado positivo de 29 postos criados.

Gráfico por setor desde início da pandemia

Gráfico por setor no mês de julho