Pouso Alegre vai receber entre os dias 27 e 30 de agosto mais uma rodada da pesquisa EPICOVID-19, realizada pela UFPEL, financiada pelo Ministério da Saúde e organizada IBOPE Inteligência. O objetivo da pesquisa é medir a proporção de contágio da população.

Essa será a 4ª onda da pesquisa, que será realizada em 133 cidades do Brasil. Através de testes rápidos e entrevista, o levantamento pretende apontar o nível de contágio da população ao coronavírus e identificar de que forma o vírus está se propagando.

Em Pouso Alegre serão realizados 250 testes. Caso algum deles aponte positivo, todos os que residem no domicílio serão submetidos ao teste.

Metodologia

Os entrevistadores irão visitar os domicílios e convidar os moradores para participar da entrevista e realizar o teste rápido para o coronavírus. O resultado fica pronto em 15 minutos.

A pesquisa é apontada como um apoio à criação de políticas públicas mais eficientes no combate à pandemia baseadas em critérios científicos sobre o comportamento do vírus.