Foto: Prefeitura

Um das prováveis causas da queimadas recentes nas matas em Pouso Alegre seriam os rituais. Segundo a prefeitura, velas e outros objetos usados em rituais foram encontrados em pontos da mata que pegaram fogo nos últimos dias. A chance de incêndio é potencializada pela grande quantidade de folhas secas nas matas nesse período de inverno.

Nos últimos dias incêndios de grandes proporções foram registrados nas duas unidades de conservação do município, a Reserva Biológica e o Parque Natural Municipal Professor Fernando Afonso Bonillo Fernandes. O fogo somente foi contido graças ao esforço do Corpo de Bombeiros, juntamente com militares do 14º GAC e equipes da Prefeitura.

Foto: Corpo de Bombeiros

O fogo deixou as marcas da devastação. Foram dezenas de hectares perdidos de pastos e floresta da Mata Atlântica que abrigavam milhares de animais e plantas. Os prejuízos à fauna e flora foram grandes, já que o local é habitat de exemplares em risco de extinção.

Como o período de estiagem ainda pode prolongar, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente chama a atenção das pessoas que fazem trilhas ou que escolhem as unidades de conservação para deixar em meio à vegetação oferendas em rituais religiosos, para que tenham cuidado com práticas e atividades que podem provocar incêndios e colocar em risco essas áreas naturais.

Foto: Prefeitura

Veja algumas recomendações: