Maicon Douglas, de 37 anos, é uma das vítimas da Covid-19 (Foto: Redes Sociais)

Pouso Alegre registrou nos últimos dias as duas primeiras mortes de pessoas abaixo dos 50 anos devido a Covid-19. A cidade tem 45 mortes, todas em pacientes com alguma comorbidade.

A última morte aconteceu na madrugada desta quinta-feira (10) [o boletim não foi divulgado até o momento]. Uma mulher de 47 anos que estava com Câncer, se internou para iniciar o tratamento, e morreu. Ao fazer o teste, foi constatado que ela estava com a Covid.

A morte de Maicon deixou a esposa, familiares e muitos amigos em luto (Foto: Redes Sociais)

Outra vítima ainda mais jovem, foi Maicon Douglas de Souza, de apenas 37 anos, e que morreu no dia 4. Maicon pesava 180 kg, e segundo a família, morria de medo de pegar a doença: “Ele sempre dizia que morreria se pegasse a Covid”, conta a esposa Amélia Cristina Joia.

Mas o medo de Maicon não era negativismo. Nas redes sociais, centenas de pessoas deixaram mensagens relatando o quão positivo e alto-astral ele era. “Quando ele chegava em uma festa, tudo passava a girar em torno dele. Ele era muito animado e divertido”, relatou a irmã Goreti Teodoro.

Maicon não tinha diagnóstico de comorbidade, mas pesava 180kg (Foto: Redes Sociais)

Desempregado há dois anos e com medo da doença, Maicon saia de casa só para o essencial. Segundo a família, ele já não via os irmãos e não participava de reuniões: “Antes, com ele duas latinhas de cerveja e um pedaço de carne e ele fazia um churrasco que todo mundo ficava feliz. Ele era muito simples”, conta o cunhado, Edson Coutinho Joia.

Mesmo tomando os cuidados, Maicon foi infectado. A família suspeita que ela tenha ocorrido no hospital, enquanto Maicon acompanhava o sogro que tinha sido internado devido a Covid, mas já não estava com o vírus: “Precisávamos que alguém o acompanhasse. Como ele estava desempregado, e eu e meu irmão trabalhamos, pedimos pro Maicon. Ele estava morrendo de medo. Disse que não iria. Mas depois decidiu ir, e disse que era por amor a mim e pelo meu pai. Ele era uma pessoa de coração enorme”, relata com tristeza a esposa.

A evolução da doença foi rápida. Ele foi internado na segunda (31). Na quarta-feira (2) foi para a UTI, e na sexta-feira (4) morreu. “Ele estava muito mal, e quando foram entubar ele teve parada cardíaca. Foram duas paradas. O sangue não foi para o cérebro e ele faleceu”, relata Amélia.

Mas o drama e sequelas da família Joia devido a Covid-19 não acaba apenas na morte de Maicon. Segundo a família, após dois meses internado, o pai de Edson e Amélia, de 67 anos, está retornando para casa nesta quinta-feira (10), vivo, mas em estado vegetativo.