Pouso Alegre ganhou nesta segunda-feira seu primeiro centro de Convivência para o idoso. Na Ativa, os idosos podem passar o dia, ou parte dele, e depois retornar para sua casa.

“Muitas vezes esse idoso está em casa ocioso, e sem atividades. Muitas vezes ele pode até contar com um cuidador ou profissional da saúde que faça o cuidado em casa, mas que não trabalha todos os aspectos que a Ativa”, explica a sócia Tatiana Loyola.

Além de conviver com mais pessoas, o idoso terá acompanhamento para atividades físicas, como natação, hidroginástica, ioga, pilates, caminhada, e até futebol.

Ele também trabalhará o lado cognitivo, com aulas de informática, idiomas, artesanato, dança, música, coral, teatro, jardinagem. E atividades com terapeuta ocupacional, psicólogo, e até atendimento médico.

“É um espaço pioneiro em Pouso Alegre, pensado para atender as necessidades das pessoas idosos, que muitas vezes acabam isoladas e sedentárias. Ela foi pensada dentro de modelos que já existem em várias regiões, mas que aqui em Pouso Alegre ainda não tínhamos”, conta a sócia Rosa Maria Nascimento.

Devido a pandemia, as atividades estão sendo inseridas gradativamente. Nessas duas primeiras semanas, as atividades serão gratuitas.

A Ativa fica na av. Alberto Paciulli, 92, no Bairro Santo Antônio, mas o acesso também pode ser feito chegando pelo estacionamento em frente ao Postinho de Saúde do Esplanada.