PousoAlegrenet

Menu

Onça Parda é registrada por armadilha fotográfica ao redor do Parque Natural de Pouso Alegre

Armadilha foi plantada para pesquisa do curso de Ciências Biológicas da Univás

Armadilha fotográfica registrou onça parda na mata ao redor do Parque natural (Foto: Divulgação Univás)

Uma onça parda foi registrada nos últimos dias na mata ao redor do Parque Natural Fernando Bonillo, o antigo horto de Pouso Alegre. O registro foi feito no dia 1º graças a uma armadilha fotográfica.

A armadilha foi plantada pelo aluno do curso de Ciências Biológicas da Univás, Alyson José Gonçalves dos Santos, para uma pesquisa.

“A ocorrência dessa espécie já era esperada na reserva, pois relatos de avistamentos e observação de vestígios já haviam sido registrados, mas a possibilidade de registro fotográfico aumenta muito as possibilidades e monitoramento e possíveis propostas de conservação dessa população de onças aqui na cidade”, conta a professora Ana Bárbara Barros, que orienta a pesquisa.

Professora Ana Bárbara Barros, que orienta a pesquisa (Foto: Univás)

A Onça-Parda é o segundo maior felino do Brasil. Este animal ocorre em uma ampla variedade de hábitats, desde florestas até formações de savanas e aparece, eventualmente, em ambientes alterados como plantações e pastagens estando presente em todos os biomas. “Atualmente, tem sido cada vez mais frequentes relatos de aproximação deste animal com o homem. É comum em noticiários matérias sobre onças-pardas em áreas urbanas, entrando em casas e atacando animais domésticos”, explica Ana Bárbara.