PousoAlegrenet

Menu

Brancos e nulos ‘ficam’ em 2º e quase igualam soma de votos dos candidatos derrotados em Pouso Alegre

Ambos ficaram na casa dos 12 mil. Sem simpatizar com os candidatos, 12.402 eleitores foram as urnas anular seu voto, quase o mesmo tanto de pessoas que confiaram seu voto aos cinco candidatos derrotados

O número de votos brancos e nulos nas eleições 2020 em Pouso Alegre foi praticamente igual a soma dos votos recebidos pelos candidatos derrotados. Os dois ficaram na casa dos 12 mil.

Sem simpatizar com os candidatos, 12.402 eleitores foram as urnas anular seu voto. Número próximo aos 12.990 eleitores que confiaram seu voto aos cinco candidatos derrotados nas urnas: André Prado (PV), Sargento Silveira (PSL), Camilo (PT), Prof. Luiz carlos (PSOL) e Dr Donizetti (PODE).

Rafael Simões recebeu 50.377 votos, quase 4 vezes mais do que a soma dos seus concorrentes. Ele quebrou o próprio recorde como candidato mais votado da história de Pouso Alegre.

Anulação de votos e abstenções cresceram

Com a votação sendo realizada em meio a pandemia, o percentual de abstenções aumentou. 27% não foi votar esse ano. Em 2016 foram 19%.

Mas nem tudo é pandemia. Entre aqueles que não se intimidaram com a pandemia e foram as urnas, houve aumento de anulação dos votos. 16% foram as urnas para votar em branco ou nulo esse ano, contra 12% de 2016.