Foto: Divulgação Arteris

A sonolência ao volante será tema de uma ação educativa realizada Arteris Fernão Dias vnesta terça e quarta-feira (10 e 11) em São Sebastião da Bela Vista (MG). A campanha Acorda Motorista é direcionada aos caminhoneiros que trafegam à noite pela BR-381.

Eles serão abordados no posto de pesagem localizado no km 844, na pista sentido Belo Horizonte, entre 20h e 24h, e uma equipe da concessionária dará diversas orientações, como o tempo correto de descanso e a importância de se evitar o uso de medicamentos e substâncias para combater a sonolência.

Além da orientação sobre sonolência ao volante, um eletricista contratado da concessionária fará a revisão na parte elétrica, que inclui inspeção, com troca de lâmpadas queimadas de faróis, lanternas e luz de freio.

Outra preocupação da concessionária é combate ao coronavírus. Devido ao período de pandemia, a Arteris Fernão Dias também oferecerá kits de higiene contendo máscara e álcool em gel 70% para ajudar no combate a transmissão do novo coronavírus, além de oferecer um kit com lanche para os motoristas.

“A manutenção preventiva, além de ser uma forma eficaz de manter o veículo em bom estado, evitando problemas mais sérios como panes mecânicas, ainda contribui significativamente para redução de acidentes de trânsito”, afirma a diretora de operações da Arteris Fernão Dias, Márcia Fragoso.

O balanço dos atendimentos realizados pela Arteris Fernão Dias mostra que as principais falhas atendidas na rodovia estão relacionadas a problemas mecânicos, elétricos, superaquecimento do motor, bateria descarregada e pneus furados. “Agir de forma preventiva é sempre mais econômico que consertar alguma peça danificada. Antes de iniciar a viagem é fundamental conferir os fluidos, como óleo do freio e do motor, verificar a parte elétrica e checar a calibragem dos pneus”, explica o gerente de operações Edivaldo Braga.