Foto: Prefeitura

A Prefeitura de Pouso Alegre está reforçando a campanha “Não dê esmola” com o tema “esmola não alimenta a dignidade, só alimenta a mendicância”. As ações orientam a população a não dar esmolas e indicar o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) para o atendimento.

No Centro Pop, o morador de rua recebe acompanhamento especializado com atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidades, resgate, fortalecimento ou construção de novos vínculos interpessoais e familiares, para que assim o morador de rua tenha perspectivas de futuro e saída da situação de rua.

Para amparar esse público, Pouso Alegre possui também o CEMAPA (Centro Municipal de Acolhimento provisório de Adultos), que oferece acolhimento provisório para população em situação de rua, com espaço e estrutura para acomodação, alimentação e higiene pessoal e articula ações e encaminhamentos com a rede socioassistencial e intersetorial.

“As unidades de amparo social do município atuam com sucesso no processo de encaminhamento dessas pessoas que residem nas ruas da cidade. Além disso, busca ajudar ainda na reconstrução dos seus projetos de vida”, explica o secretário de Políticas Sociais, João Batista de Lima.

O Centro Pop fica na Rua São José, 366, e pode ser acionado pelo telefone (35) 3423-3550. Já a Abordagem Social pode ser solicitada pelo telefone (35) 9-9714-7610 ou 3449-4140.