Foto ilustrativa: Agência Brasil

A pandemia não deve gerar falta de mesários voluntários em Pouso Alegre. Segundo o Chefe do Cartório Eleitoral da cidade, Milton Gonçalves, muitos voluntários apareceram, e irão substituir grande parte dos antigos mesários.

Ao todo são necessários 1.212 voluntários, sendo 4 para cada uma das 303 sessões eleitorais da cidade. Segundo Milton, ainda falta preencher 10%, o que segundo ele, está dentro da média das eleições anteriores.

“Houve uma substituição grande dos antigos por novos mesários, e todos com treinamento a distância esse ano”, explica o chefe do Cartório Eleitoral.

Quem quiser se voluntariar pode se inscrever pelo site ou aplicativo do TSE. Além de auxilio alimentação, o voluntário tem direito a 4 dias de folga pelos 2 dias trabalhados (treinamento a distância e eleição). O mesário ainda pode ganhar o benefício do desempate em muitos concursos públicos, e isenção de taxa de inscrição em concursos estaduais.

Para se proteger da pandemia, cada mesário receberá máscaras, que serão trocadas a cada 4 horas, protetores faciais, e álcool em gel. Haverá fiscalização de distanciamento social de 1 metro, controlado por fita adesiva no chão.