O prefeito de Pouso Alegre Rafael Simões (DEM) entrou na justiça com uma representação criminal contra o candidato André Prado (PV), por ter publicado uma fake news nesta sexta-feira (13), véspera da eleição.

Prado acusou Simões de cometer crime eleitoral. Segundo o art 324 do código eleitoral, a pena para quem imputa falsamente fato definido como crime é de seis meses a dois anos de detenção, E pagamento de 10 a 40 dias-multa.

O artigo 323 do código eleitoral também prevê para quem divulgar, na propaganda, fatos que sabe inverídicos, em relação a partidos ou candidatos e capazes de exercerem influência perante o eleitorado, uma pena de dois meses a um ano de detenção, OU pagamento de 120 a 150 dias-multa.

Na postagem onde acusa Simões, Prado usou uma foto de cabos eleitorais próximos a um carro da secretaria de saúde, e disse que o veículo estava distribuindo bandeiras. A acusação foi desmentida por diversas fontes, inclusive pelo irmão da paciente que estava sendo atendida.

Neste sábado (14), a justiça determinou que André Prado removesse a fakenews. Ele obedeceu a ordem judicial e removeu a publicação, mas nas redes sociais, disse que não cometeu FakeNews.