Uma cobra verde (ou cobra cipó) foi encontrada na manhã deste domingo (20) na prateleira de um mercadinho no bairro Vergani em Pouso Alegre. O animal ficou na prateleira desde o momento que foi vista até a captura pelos bombeiros.

“Um cliente avistou e até brincou se tínhamos uma cobra de estimação. Ficamos assustados ao avistar ela. Imediatamente solicitei a presença do corpo de bombeiros, e previni para que os clientes não entrassem no estabelecimento até a chegada dos bombeiros”, contou Jonas Souza, proprietário do mercado.

Outra cobra foi encontrada neste domingo

Além dessa, uma outra cobra verde também foi encontrada em uma casa do bairro Vergani neste domingo. Mas com medo dela machucar algum dos cachorros ou crianças, os moradores acabaram a matando.

Segundo moradores do bairro Vergani, o aparecimento de cobras no bairro é muito frequente, devido a proximidade com a mata e a quantidade de lotes sujos.

Cobra cipó-verde pode causar acidente grave

A Philodryas olfersii (cobra verde ou cipó) tem dificuldade de injetar grande quantidade de veneno. Quando ameaçada, prefere fugir rapidamente, mas se acuada, pode morder e causar envenenamento.

Apesar de raro, existe registro de óbito por envenenamento, o que faz com que alguns autores a considerem uma serpente semipeçonhenta.

“Essa espécie não está registrada como peçonhenta. Mas a saliva dela é tóxica. Já tem um óbito no Brasil com essa espécie… Pode ocorrer acidente grave”, informou a bióloga do Parque Natural de Pouso Alegre, Nívia Milagres.

Nívia orienta que ao avistar cobras, não as mate. O correto é chamar os profissionais para o resgate, como bombeiros (193) ou do parque natural (35 3449-4172).

* Matéria atualizada as 11h43m