Foto: Arquivo Prefeitura

Mais de cinco mil animais foram castrados nos últimos três anos pela prefeitura em Pouso Alegre. Os dados divulgados nesta segunda-feira (7) são do programa municipal de castração de animais, iniciado em novembro de 2017. Para o período, a meta era de 4 mil, mas 5.045 castrações foram feitas.

Além de evitar a procriação indesejada, a castração traz muitas vantagens a saúde dos animais, como prevenção de zoonoses, redução de doenças como câncer e aumento da expectativa de vida.

O serviço é disponibilizado para tutores de baixa renda cadastrados e aqueles assistidos por ONGs de proteção animal, representantes dessas organizações e protetores independentes. Também podem passar pelo procedimento cães comunitários que vivem nas ruas.

As castrações são feitas em dois pontos: no Centro de Bem Estar Animal (Canil localizado no bairro Algodão); Ou no Castramóvel, veículo totalmente equipado para os procedimentos. O castramóvel fica na Rua Três Corações, 1.345, bairro São João, mas também realiza ações itinerantes em outros bairros. No castramóvel são previstas 25 cirurgias diariamente.

O tutor do animal deve antes fazer o cadastro no local de atendimento, ou na sede da Defesa Social, que fica na Av. Abreu Lima, nº 84 (Centro), de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h. Os documentos necessários são cópias do RG, CPF e comprovante de residência. A documentação passa por avaliação sócioeconômica e, se aprovada, o agendamento da cirurgia é feito por telefone.

Para obter outras informações, os interessados podem entrar em contato com o Centro de Bem Estar Animal pelo telefone 3449-4020, ou com a Defesa Social pelo telefone 3449-4317.