Projeto garotos da vila (Foto: Divulgação)

Um projeto social em Santa Rita do Sapucaí e um ambiental em Pouso Alegre foram beneficiados com recursos do Fundo de Desenvolvimento Regional da Sicredi. Somente neste ano, a Cooperativa subsidiou mais de 100 projetos, de entidades públicas e privadas sem fins lucrativos, nos seus três Estados de atuação: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais (Sul de Minas). O total é superior a R$ 1,9 milhão.

Garotos da Vila atende crianças em Santa Rita do Sapucaí

Em Santa Rita do Sapucaí, o projeto apoiado foi o ‘Juntos Pelos Garotos e Garotas da Vila’, criado em 2017, e que atende crianças de diferentes classes sociais, sendo que a maioria é de baixa renda. O projeto oferece várias atividades, como pilates, karatê, futebol, balé, e diversas outras atividades. Todos os profissionais envolvidos atuam de forma voluntária.

A idealizadora, Isabel Ferreira, conta que o projeto começou com cinco crianças, e hoje tem centenas de participantes: “O propósito é agir positivamente na vida deles para serem bons cidadãos”, conta Isabel.

O projeto também recebeu ajuda da prefeitura e de empresas, “Porém, se não fosse a parceria com o Sicredi o projeto não seria possível. Com o valor, conseguimos materiais esportivos, tatame, espelho do balé, uniformes e mantimentos às crianças que estão se alimentando com o apoio da Cooperativa. O Sicredi foi o primeiro lugar que ‘abriu as portas’ para nós e está sonhando isso junto com a gente e somos muito gratos por isso”, frisa a voluntária.

Projeto amplia produção de mudas nativas da Mata Atlântica em Pouso Alegre

Projeto amplia produção de mudas nativas da Mata Atlântica em Pouso Alegre (Foto: Divulgação)

Outro projeto contemplado com recursos do Fundo foi o “Coleta, banco de sementes e produção de mudas de espécies florestais nativas de Mata Atlântica”, de Pouso Alegre. Através da Univás (Universidade do Vale do Sapucaí), o trabalho é desenvolvido anualmente com a produção de mudas nativas de espécies arbóreas, tanto ornamentais, quanto espécies destinadas para recuperação de áreas. Essas mudas são doadas e quem tem interesse, recebe orientação de como plantá-las.

Conforme o coordenador do curso de Ciências Biológicas da Univás, Rodrigo Machado Pereira, a universidade tem também um papel de responsabilidade ambiental e a ideia é aumentar o projeto. “Com o apoio do Sicredi conseguimos adquirir materiais que vão ser destinados a um processo sistematizado de produção dessas mudas. Com isso, vamos conseguir ampliar a produção e, com certeza, atingir um público muito maior”, ressalta o coordenador.

Quais projetos podem ser beneficiados pela Sicredi

O gerente da agência de Pouso Alegre, Felipe Lazzaretti, salienta que o Fundo de Desenvolvimento Regional anualmente apoia projetos dos municípios da área de atuação da Cooperativa. “As categorias de projetos que podem ser contemplados com o recurso são empreendedorismo e inovação, educação, intercooperação e associativismo, cooperativismo, ambientais, de saúde coletiva e desenvolvimento social. Acreditamos que as categorias são abrangentes e envolvem projetos essenciais para os associados e comunidades onde estamos inseridos”, finaliza.