Trevo não tem mais radares (Reprodução Vale Independente)

Diversos radares foram retirados da BR-459 que liga Poços de Caldas (MG) a Lorena (SP), e passa por Pouso Alegre (MG). Entre Pouso Alegre e Santa Rita do Sapucaí não ficou nenhum radar.

Entre os radares removidos está o do trevo da BR-459 com a MG-173, que liga Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí e Cachoeira de Minas. O trecho já recebeu no passado o título de ‘Trevo da Morte’. Um levantamento em 2018 apontou o radar deste trecho como campeão em flagrantes de excesso de velocidade no Sul de Minas.

Segundo o mapa de radares do DNIT, de Poços de Caldas (MG) até Lorena (SP) só estão em funcionamento 7 radares:

Mapa de radares do DNIT em 14/01/2021 (Reprodução DNIT.gov.br)

O que diz o DNIT

Procurado pelo PousoAlegrenet, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), disse que os equipamentos pertencem a uma empresa cujo contrato não foi prorrogado, e que por isso foram removidos.

Ainda segundo o DNIT, novos equipamentos serão instalados, mas apenas após aprovação dos projetos. O departamento não confirmou o questionamento se eles serão instalados nos pontos retirados.

Em nota, o DNIT disse que “está cumprindo o acordo judicial homologado em julho de 2019 pela Justiça Federal para a instalação de 1.140 radares eletrônicos em todo o território nacional, visando o controle de velocidade em faixas de tráfego com criticidade ‘média’, ‘alta’ e ‘muito alta'”.

O acordo citado pelo DNIT foi homologado após o presidente Jair Bolsonaro mandar suspender o uso de radares nas rodovias federais.