Nesta semana, caiu o número de confirmações da Covid-19 em Pouso Alegre. Segundo o boletim epidemiológico desta sexta-feira (22), foram 297 registros contra 470 da semana anterior.

A notícia parece boa, mas na verdade a situação piorou. A microrregião bateu novamente seu recorde de confirmações nessa semana, com 2.351 casos.

Quando esses casos se tornam graves, a grande maioria vem para o Hospital das Clínicas Samuel Libânio em Pouso Alegre, onde UTIs para Covid estão no vermelho, com 96% de ocupação. Dos 30 leitos, apenas 1 está disponível.

Entre os pousoalegrenses, não houve aumento de internações, que continuam em 19. Mas passou de 3 para 8 os que estão na UTI Covid, ocupando 27% dos leitos.

Também houve aumento no número de mortes. Foram 4 só essa semana de pousoalegrenses.

A situação pode frustrar as expectativas de que haja nos próximos dias a reabertura do comércio não essencial, suspenso há 8 dias para evitar a circulação de moradores e visitantes pela cidade.

Em entrevista neste sábado (23), o diretor técnico do HCSL, Alexandre Hueb, disse que uma queda na ocupação para uma faixa laranja possibilitaria uma flexibilização no comércio.

Referência regional para as compras, o comércio paga a conta dos excessos cometidos pela população de Pouso Alegre e microrregião nas festas de final de ano. Outras cidades chegaram a anunciar o fechamento do comércio, mas algumas não resistiram a pressão e já permitiram a reabertura ou flexibilizaram as restrições.