Representantes do Comércio estiveram reunidos nesta segunda-feira (18) com prefeito de Pouso Alegre, Rafael Simões para tratar de uma possível reabertura dos estabelecimentos comerciais no município. Por hora, os estabelecimentos permanecerão fechados devido a situação do hospital regional.

Os representantes da ACIPA entregaram a Simões um pedido de reabertura do comércio revogando o decreto que determina no fechamento de serviços não essenciais. Simões apresentou a eles as dificuldades enfrentadas nesse momento, bem como a necessidade de reduzir a circulação de pessoas para inibir contaminação cruzada por covid-19.

Para Simões, o comércio está seguindo as regras para evitar o contágio pelo coronavírus, mas o grande volume de circulação levou a cidade à situação difícil desse momento, com o hospital regional lotado. “A grande missão do setor público nesse momento é não deixar faltar atendimento à população”, destacou Rafael Simões.

O prefeito ainda lembrou o papel de Pouso Alegre para a região: “Pouso Alegre é cidade-polo, recebe no seu comércio as cidades vizinhas, esse é o bônus. O ônus agora é atender também os irmãos das cidades vizinhas”, lembrou.

Segundo a prefeitura, as propostas da Associação Comercial para flexibilização serão avaliadas, e caso sejam viáveis, poderão ser implementadas.

Uma das propostas já foi adotada. Em novo decreto, o prefeito liberou o home-office e as atividades internas dos estabelecimentos.