Moradores do bairro Vergani e Jardim Floresta ficaram sem energia elétrica nesta terça-feira (9) das 17h até quase 23h. Eles reclamam dos frequentes problemas no abastecimento de energia nos bairros, que ficam em cantos opostos da cidade.

Na região dos bairros Jardim Floresta e Buritis a queda de fase é quase diária, segundo os moradores. Já no bairro Vergani, além da queda de fase, é frequente a falta de energia.

O PousoAlegrenet mostrou ao vivo pelas redes sociais o drama dos moradores do Vergani. O problema é antigo, dura pelo menos 2 anos, e já foi mostrado pelo PousoAlegrenet outras vezes. As quedas de energia e fase acontecem mesmo quando não há registro de vento ou chuva na cidade. Foi o que aconteceu nesta terça-feira (9).

Morador reclama das quedas constantes de energia no Vergani (Reprodução PousoAlegre .net)

Eles reclamam que a Cemig vai até o local, toma medidas paliativas, mas que em questão de dias, as vezes horas, os problemas voltam a acontecer. “A única explicação que posso dar é que nosso dinheiro vale menos pra Cemig. Porque o os outros bairros acontecem que tem energia o tempo todo. A chuva arma na Borda da Mata, e a energia acaba aqui. O cachorro faz xixi no poste, e a luz acaba aqui”, reclamou Matheus Da Silva Domingues.

Dono de um bar, seu Ney lamenta a situação: “Tem dia que penso: Será que vou poder abrir? Não conto com energia. Já pifou geladeira. Tive que arcar com as despesas… Será que vou poder abrir o comércio amanhã? Não posso contar com a energia da Cemig”, reclamou.

“Preciso guardar meu medicamento dentro da geladeira. Sem luz eu perco os medicamentos. São medicamentos de alto custo, medicamentos de pessoa transplantada. Sou diabética. Tenho que guardar tudo na geladeira. Isso traz um prejuízo muito sério para mim, para minha saúde”, reclamou a tatuadora Dani.

Confira a live do PousoAlegrenet com os moradores

O que diz a Cemig

A Cemig foi procurada ainda na terça-feira a noite pelo PousoAlegrenet. Nesta quinta (11), ela informou enviou nota sobre os problemas no bairro Vergani, e ficou de enviar outra nota sobre os problemas no bairro Jardim Floresta

A Cemig informa que, nos últimos meses, foram realizadas diversas ações de manutenção preventiva e corretiva no bairro Cidade Vergani. Dentre as ações executadas, iniciadas em julho de 2020, foram realizadas limpeza de faixa, manutenção de conexões e calibração de cabos da rede, substituição e manutenção de equipamentos e componentes do circuito que atende a região, além da retirada de um ninho de pássaros que estava em contato com os condutores. A empresa informa também que já existe programação para outros serviços, como a substituição de um transformador e a instalação de equipamentos de proteção da rede elétrica.

A respeito das interrupções, entre setembro e outubro do ano passado ocorreram seis desligamentos no bairro, causados por um vão descalibrado na rede, fazendo com que o vento fosse capaz de balançar os condutores até se tocarem, o que ocasionava curto-circuito. O problema foi resolvido no dia 04/10/2020 e, após essa data, não houve mais desligamentos ocasionados por este motivo.

Também nos últimos meses, outras ocorrências tiveram como causas agentes externos. No desligamento registrado nesta terça-feira (9/2), por exemplo, as equipes da Cemig encontraram pipa e um vespeiro em contato com a rede, que também foram retirados.

Por fim, a companhia ressalta que está acompanhando de perto o comportamento da rede elétrica no local, e está tomando todas as providências para melhorar a qualidade do fornecimento de energia para os clientes da região e fará uma nova inspeção nos circuitos de modo identificar potenciais problemas e prover antecipadamente as respectivas manutenções.