Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu certificado de boas práticas a três fábricas envolvidas na produção da vacina contra a Covid-19. Entre elas está a Inovat Indústria Farmacêutica, do grupo União Química, localizada em Guarulhos (SP), e que será responsável pelos processos de formulação, esterilização e envase do insumo farmacêutico ativo da vacina, que será fabricado em Brasília.

A certificação é o documento necessário para obtenção do registro de medicamentos biológicos. Ela garante que as empresas cumprem com as boas práticas necessárias para assegurar a qualidade, eficácia e segurança dos medicamentos.

Segundo a Anvisa, a União Química ainda não pediu a inspeção da fábrica que fará o IFA da vacina, pois ainda está em processo de transferência de tecnologia.

Simões já fechou acordo por 400 mil doses da Sputnik V

No começo de março, o prefeito de Pouso Alegre, Rafael Simões, se encontrou com Fernando Marques, presidente da União Química. Eles anunciaram que 400 mil doses da vacina Sputnik V seriam fornecidas para Pouso Alegre e região, após o início da fabricação.