Dr Paulo durante uso da tribuna (foto: Arquivo 2019)

O deputado estadual Dr. Paulo quer tornar educação um serviço essencial em Minas Gerais. A proposta de emenda a constituição estadual está na fase de colheita de assinaturas, para que possa ser recebida pela mesa diretora, e passe a tramitar pelas comissões.

A proposta vem em um momento em que as escolas, não consideradas um serviço essencial, ficaram fechadas por quase um ano devido a pandemia, e após terem retornado em Pouso Alegre, se viram obrigadas a fechar devido uma decisão judicial.

“A ideia surgiu pensando que a Educação seja muito importante para a coletividade do ponto de vista de médio a longo prazo, impactando em todo desenvolvimento da pessoa enquanto aluno. Pensando no tripé Saúde , Segurança e Educação como essenciais para manutenção da vida das pessoas”, explicou Dr. Paulo.

Na justificativa da proposta, Dr. Paulo coloca que “fontes oficiais como a Organização Mundial da Saúde afirmam que a paralisação da educação impacta a economia, a saúde infantil, educação e desenvolvimento dos estudantes, e a renda familiar, trazendo prejuízos a população local”.

Conseguindo as assinaturas, a proposta deve passar a tramitar na Assembléia Legislativa de Minas. Por ser uma Emenda a constituição do estado, a proposta torna-se mais demorada para ser votada, sendo necessário ainda maior apoio entre os deputados.