O Hospital das Clínicas Samuel Libânio divulgou uma vídeo nesta segunda-feira (15) alertando para o fato de que não existe tratamento precoce medicamentoso contra a Covid-19. A publicação acontece após a polêmica causada pela prefeitura de Itajubá, que aderiu ao tratamento precoce usando medicamentos sem comprovação científica, como a Ivermectina, um remédio para combate de vermes, parasitas e piolhos.

No vídeo publicado pelo HCSL, o diretor técnico Alexandre Hueb, e o médico infectologista Breno Pontes, reiteram que não existe tratamento medicamentoso precoce: “Não existe um tratamento medicamentoso precoce, o mais importante nesse momento é a população evitar a aglomeração, o uso da mascara e higienização das mãos. Cabe a nós como médico infectologista, reiterar a posição do conselho federal de medicina, que o tratamento considerado precoce, não é recomendado no dia-a-dia de trabalho”.

Procura precoce, e não tratamento precoce

A única medida precoce indicada pelo médico, é a “procura precoce” nos primeiros sintomas as unidades de atendimento: “Cabe a nós como médico, indicar a procura precoce do paciente com suspeita de covid, as unidades de pronto atendimento, para que aí sim, possa se fazer a prevenção da doença através da consulta médica, e das condições que por acaso ele se apresente”, alertou o médico infectologista do HCSL.