Uma notícia muito preocupante. Pouso Alegre registrou quase 1.000 novos casos de Covid-19 na última semana. Segundo o boletim epidemiológico, o total de casos saiu de 8.080 no dia 12 para 9.068 em 19 de março. 988 casos.

Isso pode significar mais 60 internações nos próximos dias, já que o percentual de infectados que precisam de internação em Pouso Alegre tem sido de 6%. Só que o hospital já está lotado.

São 92 leitos clínicos credenciados para Covid, mas 115 pacientes estão internados. Eles estão recebendo atendimentos em macas e leitos não credenciados.

Mesma coisa no caso das UTIs. São 57 leitos credenciados, mas 66 pacientes já internados. Somasse a isso a dificuldade nacional de se contratar profissionais intensivistas, que possam atuar nas UTIs. Quase todos já estão alocados no combate a Covid.

Para dar conta da demanda de casos de Covid, o Hospital das Clínicas Samuel Libânio reduziu outros atendimentos e procedimentos eletivos. A preocupação é que o hospital não pode atender apenas Covid, já que as pessoas continuam se acidentando e tendo outros problemas de saúde.