Os hospitais estão no limite, mas os casos de Covid em Pouso Alegre não param de aumentar. Pela terceira semana consecutiva, a cidade bateu o recorde negativo de novos casos da doença. Foram 1.222 confirmações.

E pela média, de aproximadamente 6%, mais 85 pousoalegrenses vão precisar de internação nos próximos dias. Só que a ocupação hospitalar já está em 132%, com leitos improvisados e não credenciados. E mais, já há dificuldade para obter medicamentos para intubação.

O numero de mortes na última semana também foi o maior já registrado: 26 vidas perdidas. E os números não mentem. Se há recorde de casos, haverá recorde de mortes.

E se reduzir a ocupação hospitalar foi o motivo para fechar o comércio não essencial, a tendência é que ele ainda siga fechado por um bom tempo. O prazo oficial estipulado pelo Governo de Minas é até a próxima segunda-feira (5), mas a tendência é que, com os números só aumentando, ainda seja prorrogada a ‘Onda Roxa’.

Atualmente, praticamente todos os idosos com mais de 70 anos já estão vacinados em Pouso Alegre. Mas desde a nova variante da Covid, jovens e até crianças tem ocupado os leitos hospitalares, e alguns morrido.

As doses das vacinas vem do governo Federal. Os municípios estão tentando compra-las. O prefeito de Pouso Alegre, Rafael Simões (DEM), já anunciou um acordo com a União Química para compra de doses que seriam suficientes para vacinar praticamente toda a população da cidade, e ainda região. Mas a Sputink-V, usada em diversos países, tem tido dificuldade em ser liberada pela Anvisa.

Nesse ritmo de vacinação, e com essa falta de conscientização, ainda vai morrer muito mais gente.

– Que Deus tenha misericórdia.

* Esta matéria foi atualizada pois os números do boletim epidemiológico da prefeitura eram de sábado, e o comparativo é feito de sexta a sexta.