‘Tragédia anunciada’. Foi assim que o diretor do Hospital de Clínicas de Itajubá, Carlos Magno, se referiu aos 163% de ocupação dos leitos de enfermaria, durante entrevista a EPTV.

“É uma tragédia anunciada. A gente faz reuniões diárias e já antevemos o que poderia acontecer. Estamos com mais de 100% da taxa de ocupação, isto porque fechamos outras alas do hospital para atender esta população. Estamos atendendo e internando além daquilo que foi credenciado”, explicou o diretor técnico do hospital, Carlos Magno.

Outro ponto levantado por Magno, foi que pacientes tem se tratado em casa com remédios sem eficácia comprovada, e chegam mal ao hospital:

“A transmissão está mais acelerada no país todo. Os pacientes chegam tardiamente. Eles ficam se tratando em casa com medicações que não tem evidência nenhuma e existe a falsa sensação de que estão sendo tratados. Então, eles chegam aqui em péssimas condições”, afirmou Carlos.

“O que eles precisam é de assistência e orientação precoce, e não medicação precoce. Pra ele quando tiver que ser internado, ser internado na hora certa. E não chegar aqui na fase 3, necessitando ser entubado, com ventilação assistida. Porque daí nós sabemos que é tragédia anunciada”, explicou o diretor do hospital.

Com 117 mortes, Itajubá superou Pouso Alegre em óbitos, mesmo tendo 3.758 casos, metade que Pouso Alegre. Atualmente 183 pessoas estão em tratamento em Itajubá.

Em Itajubá, as pessoas estão proibidas de andar na rua entre 20h da noite e 5h da madrugada. O comércio está funcionando com restrições, e as festas proibidas.